domingo, 8 de janeiro de 2012

CEE-138 iniciará as discussões da norma brasileira de filtros de alta eficiência

Na próxima semana, o CEE-138 (comissão de estudos especiais da ABNT) irá iniciar as discussões da primeira série de normas brasileiras que trataram dos filtros de alta eficiência.
Ela deverá ser baseada na recém publicada norma ISO 29463:2011 que, como já mencionado anteriormente no blog, é subdividida em 5 partes.
A norma ISO divide os filtros de alta eficiência em 3 grupos: EPA (filtros de elevada eficiência - sub-HEPA); HEPA (filtros de eficiência muito elevada) e ULPA (filtros de penetração muito baixa).
O principal ponto discutível da norma, em função do mercado, é que ela subdivide em 13 categorias, de acordo com a eficiência dos filtros.
Isto ocorre para manter a correlação entre as eficiências encontradas na norma européia EN1822:2009 e na norma norte americana IEST RP CC 00-01, entre outras.
O fato é que, a série de normas deverá trazer à luz da discussão uma série de detalhes importantes a respeito dos ensaios aos quais os filtros devem ser submetidos em fábrica, tanto no seu meio filtrante como no filtro completo montado (incluindo selante, gaxetas etc).
Além disso, certamente será uma boa oportunidade para a discussão da relação entre os ensaios realizados em fábrica e o método de ensaio realizado em campo, para a determinação e verificação de vazamentos - conforme ISO 14644.
Fica o convite aos interessados: A CEE-138 (comissão ABNT equipamentos para a filtragem do ar e outros gases) se reune às terças-feiras, uma vez por mês, na sede da ABRAVA - SP.  Para participar, deve-se enviar um email para: cb55@abnt.org.br e aguardar o contato da secretaria da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) colega:
O objetivo deste espaço é o debate de idéias e conceitos técnicos.
Não serão aceitos comentários com objetivos de comparação entre produtos ou com distinção de marcas dos mesmos.
Portanto, todos os comentários serão moderados.
Agradecemos vossa colaboração.