terça-feira, 11 de setembro de 2012

Publicada a 1ª Norma Brasileira de Filtros de ar

Já está disponível para compra a norma NBR 16101:2012 - Filtros para partículas em suspensão no ar - Determinação da eficiência para filtros grossos, médios e finos.
Ela passa a vigorar em 29/09/12 e será a referência para a classificação de filtros grossos, médios e finos.
A elaboração desta norma foi fruto do trabalho de quase 4 anos do CEE-138 (comissão de estudos especiais da ABNT) que reuniu diversos especialistas.
Inicialmente os trabalhos foram conduzidos pelo CB-46 e SBCC, pois por sua iniciativa o grupo fora criado para atender às demandas do mercado usuário de filtros.
Até a publicação desta norma, não havia no Brasil uma única norma de referência no que diz respeito aos ensaios de desempenho de filtragem e classificação dos filtros de ar. Muitas vezes os usuários e projetistas recorriam às normas européias ou norte-americanas para o selecionamento e especificação dos filtros.  Agora, será possível especificá-los considerando a norma brasileira, uma vez que ela contempla os últimos conceitos de ensaio vigentes no exterior.
Além da explicação do procedimento de ensaio de filtros, as principais novidades presentes na nova norma brasileira são:

- a) inclusão da categoria de filtros de média eficiência (filtros médios), classe M5 e M6;
- b) inclusão do critério de eficiência mínima no ensaio, seja com o filtro novo, seja com o meio filtrante sem carga eletrostática.  Este critério é valido apenas para os filtros finos classe F-7, F-8 e F-9, mas é de fundamental importância, pois determina a eficiência mínima que o filtro apresentará sob as condições de ensaio;
- c) Inclusão de um anexo de convenções, cujo objetivo é padronizar a nomenclatura utilizada para os filtros, dimensões reais, identificação e dados mínimos a serem informados pelos fabricantes;
- d) Inclusão de um anexo (baseado na recente norma Eurovent 4/11) que permite a comparação do consumo energético associado aos filtros, sob as condições do ensaio, visando diferenciar o comportamento de produtos ao longo do seu uso.

O principal objetivo desta norma é divulgar os conceitos e tecnologias envolvidas na produção, classificação e uso de filtros de ar para aplicações de ventilação geral, ar condicionado, salas limpas e processos industriais.

Vale lembrar que a norma não trata de filtros EPA, HEPA ou ULPA. Estes estão sendo tratados na norma ISO 29463 que está disponível para compra no site da ISO (www.iso.org) e futuramente será traduzida pelo CEE-138.

Além disso, acredita-se que, através dos procedimentos apresentados os usuários possam usá-la como ferramenta importante no selecionamento de filtros e decisão de compra.

Para a aquisição da norma, basta visitar o website da ABNT - www.abntcatalogo.com.br e procurar pela norma 16101. O download pode ser feito diretamente do site após o pagamento.