domingo, 8 de julho de 2012

Norma de filtros grossos, médios e finos deve ser publicada em breve

Conforme noticiado anterioamente, a primeira norma brasileira de ensaios em filtros de ar, grossos, médios e finos, para uso em ventilação geral e HVAC, esteve em consulta pública ao longo dos últimos meses

Encerrado o prazo para comentários (na última semana) a norma deverá retornar à comissão de estudos CEE para verificação de eventuais comentários e deverá ser encaminhada para a publicação.

Neste sentido, acredita-se que a norma estará disponível ao mercado já no segundo semestre de 2012, com validade ainda neste ano.

Esta norma é o resultado de aproximadamente 3 anos e meio de trabalho da comissão de estudos especiais CEE-138 da ABNT, que reuniu fabricantes, usuários e neutros, visando a elaboração de uma norma atual e que esteja alinhada com as necessidades dos usuários e do mercado.

Desta forma, a partir de sua publicação, os projetistas, consultores e usuários finais terão à sua disposição um material bastante completo e explicativo a respeito da tecnologia, conceitos e convenções utilizados no mercado de filtros de ar para uso geral, principalmente no caso dos filtros grossos, médios e finos.

Ainda, como continução dos trabalhos do CEE-138, está em elaboração a tradução da norma ISO 29463 que trata de ensaios em filtros de altíssima eficiência, como os EPA, HEPA e ULPA, empregados em instalações de processos críticos e salas limpas.

Por. Eng. J. Senatore